Tudopédia

O que é Hora Extra

O que é Hora Extra
Hora extra é como se denomina o período trabalhado pelo empregado além da jornada estabelecida pela legislação, pela convenção ou acordo coletivo ou ainda pelo contrato.

De acordo com o artigo 58 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, a jornada normal do trabalho será de 8 (oito) horas diárias.

O inciso XIII do artigo 7º da Constituição Federal trata do tema estabelecendo como direito dos trabalhadores urbanos ou rurais a jornada de 8 (oito) horas diárias e 44 (quarenta e quatro) semanais.

Existem exceções a estas regras, a exemplo da jornada do bancário que é de 6 (seis) horas diárias e 30 (trinta semanais), as escalas 12x36 em que são realizadas 12 (doze) horas de trabalho seguidas de 36 (trinta e seis) horas de descanso, dentre outras.

A convenção coletiva de trabalho ou o acordo coletivo também podem estabelecer jornadas de trabalho diversas, respeitando os limites constitucionais.

Como já mencionado, o tempo de trabalho que ultrapassar as horas regulamentares serão consideradas extraordinárias.

Caso o contrato de trabalho estabeleça jornada de trabalho inferior à jornada legal ou convencional, o tempo que a ultrapassar também será considerado como horas extras.

Na forma do artigo 59 da CLT, o número de horas extras diárias não poderá ser exceder a 2 (duas).

A implicação disso é que a hora extra será paga com acréscimo de pelo menos 50% (cinquenta por cento) sobre o valor da hora normal, como dispõe o § 1º do artigo 59 da CLT.

Caso haja implantação de banco de horas, poderá haver compensação das horas extras que serão revertidas em períodos de folga em outras datas.




Todos os direitos reservados

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização

Política de Privacidade